sexta-feira, outubro 09, 2015

Entenda o caso do “O Boticário e o homossexualismo”

Recentemente, ocorreu um caso muito curioso. Uma propaganda comercial, a favor da diversidade e do amor, realizada e colocada no ar nos últimos dias, nos principais canais de comunicação, gerou grande polêmica, virou alvo de protestos e chegou ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
Essa campanha mostra diferentes casais no Dia dos Namorados, presenteando seu parceiro, heterossexual ou homossexual, com um presente do O Boticário. O Conar, diante de toda repercussão negativa, abriu um processo para julgar a propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores. No entanto, ainda não há data para o julgamento. Muitos internautas aproveitaram para registrar uma reclamação no site www.reclameaqui.com.br,onde o número de comentários atingiram em pouco tempo, uma média de 90 registros abertos, sendo 84 contra a veiculação da peça em tv aberta.

As reações advém de comentários homofóbicos e até mesmo ameaças de boicote à marca nas redes sociais. Toda repercussão, teve início por consideraram que as imagens ali apresentadas são de cunho desrespeitoso e prejudicial a cultura de crianças e adolescentes, enquanto a ideia, era ressaltar momentos de ternura e compaixão, trocando presentinhos. A propaganda foi considerada ainda como uma ameaça às famílias tradicionais que são formadas por um casal, mulher, homem, e que por meio dessa união, a possibilidade de filhos é maior. O motivo gera dúvidas em relação à postura da sociedade, uma vez que vivemos em um mundo globalizado e bem diferente da época antiga, em que casais comuns eram vistos com bons olhos. Tanta diversidade é ainda vista pelas famílias tradicionais como algo ruim. Enquanto isso, àqueles que apoiam a diversidade, lutam constantemente, pelo reconhecimento e igualdade diante da sociedade até mesmo para mostrar que não há mais espaço para tal preconceito. Essas ações enfatizam o desenvolvimento e o não ao preconceito em século XXI. Com isso, muitas campanhas a favor de uma mudança, aproveitam do momento para alavancar a venda, como também a conscientização.


As manifestações ocorreram a princípio pelo Facebook, propriamente na página da marca da empresa de cosméticos. Foram muitos comentários, manifestações, que incluíam mensagens de teor homofóbico, porém, ao mesmo tempo, muitos elogios à propaganda. Em contra partida, e em paralelo, no canal do Youtube, os internautas para burlar a campanha, clicaram em “dislikes” – ferramenta esta que ressalta o descontentamento em relação a peça publicitária. Também há o botão “like” que significa que o comercial foi aprovado pelo público e possui uma imagem positiva diante de qualquer repercussão. Ainda, é legal ressaltar que o descontentamento só tomou proporção após um número de 172.833 dislikes.


* Conteúdo escrito em Junho/15 para a Palandi Network, como freelancer, na função de Produção de Conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário