sexta-feira, outubro 09, 2015

Dicas para fugir de situações perigosas no trabalho

Em um ambiente de trabalho, boas condições de segurança são primordiais, seja para bons resultados ou até mesmo a segurança de si próprio. E por isso, qualquer situação constrangedora ou anormal deve ser comunicada ao Departamento de Segurança da empresa. Algumas, costumam simular situações de risco semestralmente, por exemplo, para evitar que em uma ocasião de desespero, algo saia do controle. Uma das mais comuns baseia-se na simulação de um incêndio de grande porte.
Para isso, palestras educativas são ministradas e outros estudos são realizados constantemente, a fim de identificar, potenciais riscos e outros pontos possíveis de serem trabalhados. Além disso, testes de evacuação são realizados. Nestes, especialistas no assunto, procuram pontos fracos e pontos fortes.
Normalmente, procuram por meio das pesquisas e número de funcionários, obter dados e números passíveis de melhoria, assim como, erros comuns e atos considerados proibidos. Dessa forma, conseguem estimar tempo, forma, e ainda, estratégias básicas e necessárias para redução de vítimas. Como exemplo de um destes estudo, temos aquele em que todo colaborador ao soar da sirene de aviso, deve sair em busca da saída de emergência mais próxima. Pois bem, caso você, leitor, se veja em uma situação dessas, siga as dicas:
·         Evite elevador.
·         Não utilize o celular.
·         Avise a brigada de incêndio da empresa.
·         Procure a saída de emergência mais próxima.
·         Não retorne a mesa para buscar itens particulares em hipótese alguma.
·         Não saia correndo. Essa ação pode causar acidentes maiores ou machucar outras pessoas.
·         Desça as escadas de emergência com calma e se possível, ajude outras pessoas, sem comprometer a sua própria vida.
Os brigadistas internos são responsáveis ainda, por fechar as janelas. Essa ação evita a expansão das chamas. Eles estarão também com capacetes sinalizadores. Caso a empresa possua um grande número de colaboradores, a evacuação será mais lenta. No entanto, há pessoas treinadas para tal ação. Por isso, não se desespere. Evite principalmente, e em qualquer momento, dentro da empresa, acender cigarros ou utilizar objetos de potência fraca, causadora de acidentes. Cuidados com carregadores e cabos USB genéricos, assim como, tomadas sobrecarregadas e excesso de aparelhos ligados. Toda a área de segurança ocasionalmente supervisiona tais atividades. Simulações como essa, e dicas, ajudam no ambiente e na rotina diária de todo funcionário, evitando acidentes comuns ou mesmo outros de maior proporção.

* Conteúdo escrito em Junho/15 para a Palandi Network, como freelancer, na função de Produção de Conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário