quinta-feira, novembro 05, 2015

Destaque da semana: A crise do desemprego

Desemprego, crise, números que não param de aumentar. Há pouco mais de um ano, o número de desempregados no país e mesmo no estado de São Paulo têm crescido constantemente.
Jovens em início de carreira entraram nessa conta sem fim, devido à necessidade de sair em busca do primeiro emprego. E o que fazer diante disso? Inovar na prestação de serviço? Criar novos métodos de trabalho e oferecer desconto no serviço é uma das saídas.
Nos últimos meses, as vendas porta a porta também se destacaram. Apesar disso, segundo o IBGE, a taxa de desemprego equivalente a 8,7% é a maior dos últimos tempos e a população desocupada cresceu quase 30% em relação ao ano anterior. Atualmente, essa porcentagem representa 8,8 milhões de pessoas, um aumento de 647 mil pessoas em relação ao trimestre anterior.
São dois milhões de pessoas a mais nas ruas comparado ao mesmo período de 2014, em busca de uma oportunidade, uma nova chance para recomeçar. São pais de família, jovens e estudantes em situação delicada.
Todos esses números citados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad) Contínua, que substituíra a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

Essas taxas são as piores desde que o estudo começou a ser realizado em 2012 pelo IBGE e de acordo com os estudos disponíveis, não há previsão até o momento de melhora. Isso agrava toda a situação e põe não só pessoas em desespero, mas empresas, indústrias e o próprio mercado de trabalho. Começar um novo ano sem boas expectativas para parece ser a única previsão disponibilizada até agora. 

* Conteúdo escrito em 25/10/2015 para a coluna DESTAQUE DA SEMANA - Portal Telenotícias. Acesse: http://www.portaltelenoticias.com/2015/11/destaque-da-semana-crise-do-desemprego.html e confira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário